10 perguntas para se fazer e determinar se você é experiente em spyware

A maioria de nós que usa computadores tem medo de spyware e dos problemas que ele causa. Assim, você aprende tudo sobre spyware e as formas de se proteger dele. Como você vai saber se você tem conhecimento completo? Bem, o que você pode fazer é navegar na World Wide Web para obter as últimas informações sobre spyware e segurança de computadores.

Você pode testar seus conhecimentos fazendo autotestes e questionários. Empresas como a Microsoft são muito amigáveis ao consumidor e fazem um esforço para carregar toneladas de informações em computadores e softwares para usuários em busca de conhecimento.

De acordo com a Microsoft, você pode testar seus conhecimentos respondendo às seguintes perguntas:

1. Como você evitará que crianças baixem spyware acidentalmente?

A resposta deve ser: Você pode impedir que crianças baixem spywares dando a elas uma conta de usuário limitada.

2. O que são cookies do navegador?

Resp: Estes são criados por pessoas antiéticas para rastrear suas preferências de navegação para uso próprio, enviar spam ao seu computador com propagandas e jogadas de marketing, roubar informações pessoais como detalhes de contas bancárias, números de cartão de crédito e assim por diante, e causar danos ao seu computador e negócios roubando dados/arquivos.

3. Como você pode usar a tecnologia para proteger seu computador?

Resposta: Muitos gigantes da tecnologia de computadores estão oferecendo software e hardware para evitar ataques de spyware. Por exemplo, o Windows Defender Beta 2 é uma opção.

4. O que é o Windows Defender?

Resp: É um software anti-spyware que pode detectar spyware e avisá-lo imediatamente, informá-lo sobre possíveis perigos e novos spywares, remover spywares. Ele protege seu PC contra pop-ups, funcionamento lento, ameaças de segurança e infecções.

5. Quais são os sinais comuns que mostram que seu computador está infectado?

Resp: Os sinais são pop-ups injustificados, comportamento estranho do PC, alteração nas configurações da página inicial, aparecimento de novas barras de ferramentas não instaladas por você, lentidão do computador, perda de arquivos, travamento do computador e assim por diante.  

6. Quais são os cuidados a serem tomados?

Resp: As precauções são: instale um firewall, atualize todos os softwares, preste atenção nas configurações de segurança, use programas anti-spyware, use a internet com segurança.

7. Um firewall é útil?

Resposta: Sim, ele examina todas as informações e age como um filtro, qualquer coisa mesmo levemente suspeita não será permitida, criará uma capa protetora e impedirá que fontes indesejáveis detectem seu computador na rede.

8. Como o spyware funciona e o que protege seu computador?

Resposta: Um spyware é um ladrão que pode usar informações sobre você, roubar arquivos e colocar material indesejável em seu computador. O computador deve ser protegido pelo uso de firewall, hardware anti-spyware, bem como software e navegação cuidadosa, bem como downloads.

9. Onde você pode obter proteção contra spyware?

Resposta: Existem muitas opções, algumas são: Platinum Internet security 2005, Microsoft Beta 2, Webroot Spy Sweeper, Sunbelt Counter Spy e Spybot.

10. Cite três medidas de segurança?

Resp: Não se deve abrir e-mails com anexos de fontes desconhecidas; use um protetor de spam para todas as contas de e-mail e evite usar mensageiros.

Atualmente, o conhecimento está disponível com o clique de um botão do mouse, portanto, atualize sua base de conhecimento e fique a par dos novos desenvolvimentos.