12 novos recursos essenciais do

Office 12

A versão final do Office 12 está prevista para ser lançada em meados de 2006. Embora a Microsoft ainda não tenha confirmado o que a versão final do Office 12 incluirá, as áreas amplas que têm sido o foco da mudança são produtividade, manuseio de informações de negócios, gerenciamento de documentos e facilidade de uso aprimorada.

1. Todos os programas como Word, Excel e Power Point têm um novo visual. A nova interface do usuário tem uma faixa de comandos e operações usados com frequência que melhorarão a usabilidade em vez de menus suspensos.

2. Os recursos baseados em servidor incluem direitos de documentos e gerenciamento de fluxo de trabalho.

3. No caso do Excel renovado, ele suportará o SQL Server 2005 e terá recursos muito aguardados, como maior capacidade de planilhas, ferramentas para classificação e filtragem, além de amplas capacidades de visualização de dados. O usuário poderá acessar, analisar e compartilhar informações com segurança e facilidade, não apenas dentro do sistema, mas entre bancos de dados e aplicativos corporativos.

4. O novo sistema oferecerá suporte ao compartilhamento de espaços de trabalho e troca de informações entre as fronteiras corporativas. Incorporando recursos P2P, o sistema está pronto para dar um salto gigantesco.

5. Um aspecto em consideração é “mensagens instantâneas corporativas seguras prontas para uso”.

6. A incorporação mais profunda do XML fará do sistema uma plataforma de desenvolvimento. Os desenvolvedores poderão criar um software que interopere com o sistema sem problemas.

7. Abas de Comandos Contextuais especialmente projetadas. Eles só aparecerão quando um usuário estiver pronto para modificar um documento ou planilha do Excel. Basta clicar na página para chamar a guia Comando com ferramentas relevantes para fazer alterações.

8. Galerias é uma inovação que é promovida como o “coração” dos aplicativos redesenhados. Neste, o usuário poderá ver como seu documento ficará. Isso simplificará o processo de criação de documentos com layout profissional.

 9. Um sistema conhecido como Live Preview é uma tecnologia totalmente nova que permitirá ao usuário visualizar em uma galeria a edição ou formatação alterada realizada em um documento.

10. A criação de documentos mais rápida será possível com a incorporação de layouts personalizados e bibliotecas de slides. Através do SharePoint o usuário também poderá armazenar seus slides e layouts pessoais nesta função. O sistema foi projetado para ser acessado offline.

11. A busca rápida de e-mails e documentos se tornará viável através da tecnologia Fast Search no Vista (Longhorn).

12. Usando novas inovações em tecnologias integradas, o sistema suportará áudio, vídeo e colaboração de dados multipartidários.

O sistema foi projetado para ser executado no Windows XP Service Pack 2 ou cliente Longhorn ou em versões atualizadas do Windows com pelo menos um SQL Server 2000. O Office 12 oferecerá suporte a plataformas x64, mas não há certeza se o suporte será fornecido com o Office 12 ou separadamente.

O objetivo do Office 12, de acordo com a Microsoft, é facilitar a vida dos usuários com melhor apresentação, organização e recursos.