10 dicas para usar o Adobe Photoshop

Como um pincel é para um pintor uma habilidade essencial no campo do design gráfico é o Photoshop. O software oferece maior produtividade e flexibilidade. Os recursos incluem aspectos como navegador de arquivos, ferramenta de ponto de fuga, filtro de nitidez inteligente, filtro de redução de ruído, objetos inteligentes, bem como melhorias no fluxo de trabalho da câmera. O Photoshop oferece recursos profissionais de edição de fotos, imagens digitais e edição não destrutiva.

Existem tantos recursos e insights ocultos no software, que muitas vezes é impossível conhecer todos eles.


1. Existe uma opção oculta com a qual você pode simular estilos de formatação em negrito e itálico para fontes que não possuem essas opções. Clique no botão na opção da ferramenta tipo para abrir a paleta de caracteres. Em seguida, selecione o texto e clique na seta no canto superior direito do menu da paleta, onde estão presentes negrito e itálico falsos. No entanto, você não poderá distorcer o tipo quando a formatação for aplicada.


2. Pode-se alternar rapidamente entre os modos de mesclagem enquanto experimenta os efeitos usando as teclas “shift+ para mudar para o próximo modo e shift- para ir para o modo anterior”. Quando uma ferramenta de pintura estiver ativa, este atalho mudará o modo de mesclagem da ferramenta de pintura. No entanto, se algo estiver destacado, o atalho não funcionará. Você terá que pressionar esc e então usar as teclas de atalho novamente.


3. O recurso photomerge pode ser usado para combinar perfeitamente várias imagens para criar um panorama. Esse recurso pode ser acessado a partir do menu Automatizar. Você pode até refinar a composição usando ferramentas como girar, aplicar zoom, panorâmica e definir o ponto de fuga.


4. Ao reamostrar imagens, pode-se usar Bicubic Smoother ou Bicubic Sharper. Você pode usar o Bicúbico mais suave para amostragem ascendente e Bicúbico mais nítido para amostragem descendente. Você pode realmente especificar qual método de interpolação deve ser usado acessando as preferências gerais e definindo um padrão.


5. Existem dois recursos para impressão. Você pode usar a folha de contato II ou o pacote de fotos. Use a folha de contato quando quiser todas as imagens no mesmo tamanho e quiser imprimir o nome abaixo da imagem. Use o pacote da impressora quando desejar tamanhos de imagem diferentes na mesma página ou várias cópias da mesma imagem ou uma sobreposição de texto.

6. Se você deseja remover o brilho dos óculos de uma imagem, você deve usar uma parte da lente que não tenha brilho e usá-la para estratificar a lente com brilho. Use ferramentas como girar e inclinar e borracha de ponta macia para suavizar as bordas. Certifique-se de que o brilho não apareça por baixo. Ou faça um trabalho cuidadoso usando a ferramenta de clonagem.


7. Os serviços online permitem que você se conecte a sites de compartilhamento e impressão de fotos online.


8. A galeria de fotos da Web pode gerar páginas de hiperlink que podem ser carregadas em um servidor.


9. A opção Pacote de fotos ajudará você a preparar fotos em layout com impressões de vários tamanhos em uma página.


10. Você nunca esquecerá como alcançou um determinado resultado porque o Histórico de Registro detalhará cada passo dado por você, bem como o controle do tempo e um registro legal. Existem três opções nas quais você pode criar um registro apenas de sessões onde ele gravará apenas quando o Photoshop for aberto ou fechado; ou um registro conciso que registrará cada ação incluindo o texto que aparece na paleta de histórico; ou o histórico completo de edição, incluindo o texto que aparece na paleta de ações.


O Adobe Photoshop é uma ferramenta de sonho para todo designer e, com o tempo, pode-se dominar todas as sutilezas da ferramenta e cortar, girar, redimensionar, criar formas, adicionar camadas, alterar texto e brincar com cores. É um software prático, onde quanto mais você o usa, mais você aprende.